Tutorial como verificar o Hash / Checksum de um arquivo no Mac, Linux ou Windows

Objetivo

O principal objetivo é comparar se o download de um arquivo realizado pela internet manteve as características originais do mesmo, ou seja, o arquivo não foi corrompido. Este processo é bastante útil quando é necessário realizar alguma instalação de software sensível, como por exemplo, upgrade de firmware de equipamentos. Evitando problemas de “softbrick” causado por arquivo corrompido. Para realizar este procedimento de comparação, podemos utilizar as funções:

  • Hash MD5
  • Hash SHA1
  • Hash SHA256

O que é o Hash e/ou Checksum?

Um hash de arquivo, também conhecido como checksum, é uma sequência alfanumérica única e fixa gerada por meio de um algoritmo de hash a partir dos dados de um arquivo. Esse valor de hash é uma representação única do conteúdo do arquivo, e mesmo uma pequena alteração nos dados resultaria em um hash completamente diferente. Essa propriedade torna os hashes úteis para uma variedade de finalidades, incluindo segurança, integridade de dados e verificação de autenticidade.

Como verificar o Hash (Checksum) de um arquivo utilizando o sistema operacional Windows?

Quando for realizar o download do arquivo na internet, é comum que o site que oferta o arquivo, também mostre o checksum do mesmo para diferentes tipos de funções de hash.

No Sistema Operacional Windows, a forma mais simples de verificar o hash de um arquivo é através do prompt de comando, utilizando a função certutil e passando o prefixo de hashfile.

Então, o primeiro passo é abrir o prompt de comando. Por padrão, ao abrir o prompt de comando, você estará na pasta: C:\Users\NomeUsuario\

Levando em conta que nosso arquivo está dentro da pasta de Download, vamos caminhar até a pasta, utilizando o comando:

cd Downloads

Neste exemplo, o arquivo que queremos verificar o checksum, tem o nome:

arquivo_de_exemplo.img

Lembrando que o arquivo pode ter qualquer nome e qualquer extensão.

Como verificar o hash com md5 no windows

Para verificar o hash do arquivo “arquivo_de_exemplo.img” utilizando a função md5, digite o comando no prompt de comando:

certutil -hashfile arquivo_de_exemplo.img md5

Como verificar o hash SHA1 no windows

Seguindo o mesmo padrão para o hash md5, para utilização a função SHA1, basta utiliza o comando abaixo:

certutil -hashfile arquivo_de_exemplo.img sha1

Como verificar o checksum com função hash SHA256 no windows

Assim como realizado para os hash’s MD5 e SHA1, basta incluir qual função de Hash gostaria de utilizar, como exemplo, para o SHA256 basta utilizar o comando:

certutil -hashfile arquivo_de_exemplo.img sha256

Como verificar o Hash (Checksum) de um arquivo no Mac OS ou Linux?

O procedimento é bastante similar com o que é feito no Windows, a diferença que no Mac OS e no Linux, precisamos utilizar o aplicativo terminal, ao invés do prompt de comando. Neste exemplo vamos utilizar a função openssl, que é nativa no Mac e no Linux.

Primeiramente, vamos executar o aplicativo terminal. Após aberto, você estará na pasta pessoal do seu usuário. Vamos supor que o arquivo que você realizou o download e gostaria de verificar o checksum está na pasta Downloads, então precisamos executar o seguinte comando no terminal:

cd Downloads

Vamos imaginar que o arquivo tenha o nome de “arquivo_de_exemplo.img”. Importante ressaltar que o arquivo pode ter qualquer nome e possuir qualquer tipo de extensão. E arquivos muito grandes vão demorar mais tempo para ser calculado o hash.

Como verificar o hash com md5 no Mac OS ou Linux

No Linux e Mac OS o método mais fácil para verificar o checksum de um arquivo é utilizando a função openssl. No exemplo abaixo, temos o comando para verificar o hash md5 do arquivo de exemplo:

openssl md5 arquivo_de_exemplo.img

Como verificar o hash SHA1 no Mac OS e Linux

A função utilizada para o hash sha1 é a mesma do md5, o que muda é o parâmetro de qual função de hash vamos utilizar. Segue o exemplo para verificar o checksum sha1 de um arquivo:

openssl sha1 arquivo_de_exemplo.img

Como verificar o checksum com função hash SHA256 no Linux e Mac OS

Da mesma forma dos exemplos anteriores, o comando abaixo gera o checksum do arquivo de exemplo para a função hash sha256. Lembrar de alterar o “arquivo_de_exemplo.img”, pelo nome do arquivo que gostaria de calcular o hash.

openssl sha256 arquivo_de_exemplo.img

Conclusão

O processo de realizar o checksum através de função hash é bem simples. Utilizar as funções nativas do sistema operacional garantem bastante agilidade no processo, pois não é necessário instalar nenhum software. Lembrando que após gerar o hash do arquivo, basta comparar com o hash fornecido pelo website, para que seja possível comparar os resultados. Caso obtenha um hash diferente, tente realizar o download novamente e confirmar que está testando o arquivo correto.

Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, basta informar nos comentários!