Tutorial instalar bibliotecas do Python no Linux Ubuntu
Este tutorial é bem simples, e ensina os comandos básicos para instalar bibliotecas e dependências no python. Caso tenha importado um projeto já pronto e apresenta erros de bibliotecas não encontradas este tutorial é para você. Caso esteja iniciando um novo projeto e precisa instalar bibliotecas específicas, este tutorial também vai te ajudar.
Nesta primeira etapa, utilizando o terminal do linux, caminho até a pasta do meu projeto. Não é obrigatório acessar a pasta do projeto para instalar as bibliotecas, mas é interessante ter o domínio do modo CLI (command line interface). No caso, minha pasta do projeto está na minha pasta compartilhada com meu sistema operacional windows (estou utilizando o linux em uma máquina virtual).
Na etapa abaixo, utilizo o gerenciador de pacotes do debian para instalar o compilador C e C++, conhecidos como gcc e g++. O comando utilizado é:
sudo apt install gcc g++
Ao teclar enter, será necessário inserir a senha do seu usuário, para seguir com a instalação.
A tela abaixo mostra as dependências necessárias para instalação dos compiladores. Tecle Y (yes) e continue com a instalação.
Após finalização da instalação, você terá uma tela semelhante a imagem abaixo.
Na imagem abaixo, estamos instalando a biblioteca lightgbm, utilizando o gerenciador de bibliotecas pip. Esta é uma biblioteca do python e o comando utilizado para instalação é:
pip install lightgbm
Na imagem abaixo, vou instalar várias bibliotecas em lote. São bibliotecas que utilizo com frequência em projetos de data science. Se também precisar instalar várias bibliotecas simultâneamentes, basta digitar pip install e colocar um nome de biblioteca do lado da outra, separada por espaço. No exemplo, instalei:
pip install joblib hyperopt matplotlib numpy pandas scikit-learn shap tensorflow xlrd boto3 mlflow
Na imagem abaixo temos o processo de instalação das bibliotecas.
Espero que este tutorial simples e objetivo tenha auxiliado no seu processo de instalação de bibliotecas no python, dentro do Ubuntu. Caso utilize outro sistema operacional, basta ter o gerenciador de pacotes pip instalado, que os comandos são os mesmos. Mas o processo de instalação do compilador C/C++ será diferente.