Servidor de Email Ubuntu: habilitar porta 465 SMTP para Outlook
Objetivo
- Habilitar porta 465 para envio de email SMTPS no Postfix, para o sistema ficar compatível com o novo Outlook (cliente de email)
Passo a para para habilitar porta 465 no postfix para ser compatível com Outlook
Caso tenha chego aqui pelo post de Configurar um Servidor de Email Completo no Ubuntu, com a atualização do aplicativo “Email” do Windows para Outlook, há problemas de autenticação e configuração para envio de emails. Este problema é mais evidente no Outlook, que só aceita enviar emails pela porta 465. Há outros clientes de email que podem ter a mesma característica.
Passo 1 – Conexão SSH no servidor de emails
Conecte no seu servidor por SSH, exemplo:
ssh usuario@ip
Ou caso utilize uma chave (padrão caso seu servidor esteja na Amazon AWS):
ssh -i chave.pem usuario@IP
Passo 2 – Editar configuração Postfix
Para adicionar envio de emails também pela porta 465, precisamos primeiramente habilitar a opção no postfix. Desta forma, é necessário alterar o arquivo master.cf:
sudo nano /etc/postfix/master.cf Após o arquivo aberto, precisamos inserir o conteúdo abaixo no fim do arquivo:
smtps inet n - y - - smtpd -o syslog_name=postfix/smtps -o smtpd_tls_wrappermode=yes -o smtpd_sasl_auth_enable=yes -o smtpd_relay_restrictions=permit_sasl_authenticated,reject -o smtpd_recipient_restrictions=permit_mynetworks,permit_sasl_authenticated,reject -o smtpd_sasl_type=dovecot -o smtpd_sasl_path=private/auth
Após inserir o conteúdo, salve o arquivo antes de fechar o editor nano.
Passo 3 – Reiniciar Postfix
Para que as modificações realizadas fiquem persistentes, há necessidade de reiniciar o postfix. Execute então o comando abaixo:
sudo service postfix restart
Passo 4 – Abrir porta 465 no firewall
Caso tenha firewall UFW instalado e configurado, ou utilize o IPTABLES para bloquear portas no servidor, é necessário garantir acesso ao tráfego na porta 465.
IPTABLES
Para habilitar o tráfego da porta 465 pelo IPTABLES, utilize o comando:
sudo iptables -A INPUT -p tcp --dport 465 -j ACCEPT
UFW
Caso tenha o UFW configurado, execute o comando:
sudo ufw allow 465/tcp
Passo 5 – Abrir porta 465 em provedor ou cloud
Caso utilize alguma empresa de Cloud para hospedar seu servidor de email, é necessário acessar a interface da mesma e verificar a possibilidade de abrir a porta 465. Da mesma forma, caso hospede o servidor em seu provedor ou localmente, é necessário habilitar a comunicação da porta 465 no roteador.
Conclusão
Caso tenha seguido os passos do tutorial corretamente, seu postfix já está habilitado a enviar emails autenticados também pela porta 465. Alguns clientes de email precisam desta configuração para conseguirem enviar emails corretamente.