A Importância do Conteúdo Original

A Ineficaz Prática de Copiar Conteúdo

Copiar Conteúdo: não, não vale a pena...

Internet é conteúdo. Uma frase curta, grossa e que resume tudo. Não adianta ter o site mais bonito, ter o melhor SEO e gastar R$ 10.000 mensais com AdWords se você não tem conteúdo a oferecer. Quem visita um site tem que ficar satisfeito, tem que encontrar o que procura, tem que se convencer de que aquele produto ou serviço são os melhores e que valem a pena. Essa é a questão chave: produzir conteúdo original e de qualidade, só o trabalho sério leva grandes projetos adiante, sendo requisito básico para inicar um projeto de Otimização de Sites.

A prática de copiar conteúdo do ponto de vista técnico é algo que pode ser considerado totalmente ineficaz, isso mesmo, não adianta nada !!! Copiar conteúdo é algo ineficaz por que em primeiro lugar não traz nenhum beneficio para quem copia já que o Google sempre vai considerar original o conteúdo realmente original ( que foi publicado primeiro ) e em segundo lugar porque não traz nenhum maleficio para quem é copiado, que além de continuar sendo considerado original, ainda pode submeter um comunicado formal ao Google informando que foi copiado e provocar a punição do plageador que fica sendo punido pelo Black Hat de Conteúdo Duplicado. Para conteúdo duplicado, em geral, a punição do Google é perda de posições no ranking, mas dependendo da seriedade do Black Hat pode acontecer até algo pior.

Claro, não podemos ser radicais, tudo nas suas proporções. Uma coisa é copiar conteúdo de outro site e usá-lo como se fosse seu, outra coisa é citar outro site ou outra obra, fazendo as devidas referências. Citar ou até mesmo copiar parcialmente o conteúdo de um site citando claramente a fonte e fazendo um link para a matéria original é sim uma prática válida. Abaixo algumas ferramentas para auxiliar na descoberta de conteúdo duplicado:

CopyScape.com

É considerada a ferramenta mais eficiente que temos atualmente na detecção de conteúdo duplicado. É também bastante direta e simples de usar ( do jeito que uma boa ferramenta deve ser !! ). O Copyscape como uma forma de “demo” disponibiliza uma ferramenta básica grátis de detecção de conteúdo duplicado que verifica quem copiou se conteúdo ( pesquisando somente a index dos sites ) e mostrando apenas os 10 primeiros resultados. Para fazer verificações mais completas e exibir todos os resultados, o usuário tem a opção de assinar o serviço pago. Quando o usuário assina o serviço pago, ele tem direito a verificar conteúdo duplicado um determinado número de vezes ( dependendo de quantos créditos adquirir ). Quando todos os créditos se esgotam, para continuar usando ele deve comprar mais.

Tela da Ferramenta Copyscape

DocCop.com

Assim como o CopyScape, o serviço do DocCop possui 2 versões:

  • Paragraph Check ( gratuito ): permite que o usuário cheque duas vezes ao dia, pequenos textos de até 50 palavras.
  • Document Check ( pago ): mais avançado e completo permite que o usuário verifique quantas vezes quiser por dia, artigos completos de até 2000 palavras.

Para acessar o Paragraph Check, vá até a sessão Web Check -> Paragraph Check. Para poder realizar a checagem é necessário entrar com o seu Guest ID ( que pode ser registrado ali mesmo ), o seu e-mail e o texto. Apesar de ser meio burocrática, essa ferramenta funciona muito bem.

Tela da Ferramenta DocCop